Demarcação de Áreas

A demarcação de áreas na topografia é um processo fundamental para definir os limites e características de um terreno. Utilizando técnicas de medição e levantamento, é possível estabelecer com precisão os limites de propriedades, áreas de construção ou áreas de preservação ambiental. Essa demarcação auxilia no planejamento urbano, no desenvolvimento de projetos e na garantia…

Saiba mais sobre Batimetria

A batimetria é uma técnica utilizada na topografia para mapear o relevo dos corpos d’água. Com a medição da profundidade e da forma do fundo dos lagos, rios e mares, é possível obter informações precisas sobre a topografia subaquática. Para realizar a batimetria podemos utilizar o modo convencional, com uso de Estação Total, Bastão e…

Princípios Básicos de Terraplenagem

A terraplenagem envolve os princípios básicos de nivelamento e movimentação de terra para a construção de estruturas. Isso inclui escavação, aterro, compactação e acabamento do solo. Os princípios básicos da terraplenagem visam garantir uma superfície estável e adequada para a construção, levando em consideração a drenagem, a estabilidade do solo e a segurança. A correta…

O que é Usucapião?

Usucapião trata-se de uma forma originária de adquirir a propriedade de um bem através da posse prolongada e ininterrupta. Para que ocorra, é necessário que o possuidor esteja de boa-fé, ou seja, acredite ser o verdadeiro dono, e que a posse seja exercida de forma contínua, pacífica e pública. Ao completar o prazo legal estabelecido,…

Saiba mais sobre o Cadastro Arbóreo em Topografia

A realização de cadastro arbóreo em topografia é um procedimento importante para a identificação e mapeamento de árvores presentes em uma área específica. Esse cadastro consiste em registrar informações como espécie, altura, diâmetro e saúde das árvores, auxiliando na gestão ambiental e na tomada de decisões relacionadas ao planejamento urbano, paisagismo e preservação do meio…

Sistema de Referência Geodésicos

Os sistemas de coordenadas e os elipsóides de referência desempenham um papel fundamental na topografia porque fornecem uma base consistente e precisa para a medição e representação do terreno. Dois sistemas amplamente utilizados são o Sistema de Referência Geodésico Mundial (WGS) e o Sistema de Referência Geodésico Brasileiro (SIRGAS). Esses sistemas de coordenadas e elipsóides…

O uso dos drones na Topografia

Drones e fotogrametria aérea estão revolucionando a forma como vivemos e trabalhamos. Com o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (UAVs) e câmeras digitais de alta resolução, agora podemos mapear e monitorar nosso ambiente com mais precisão do que nunca. Fotogrametria aérea é o processo de coleta de dados de fotografias digitais tiradas do ar. …

Como obter mapas topográficos mais precisos através de imagens de satélite?

Imagens de satélite de alta resolução podem ser usadas para criar mapas topográficos detalhados e precisos. Essas imagens, provenientes de várias fontes, fornecem uma riqueza de dados que podem ser usados para mapear não apenas a superfície da Terra, mas também sua subsuperfície.  Com esses dados, topógrafos e outros profissionais podem criar mapas detalhados de…

Projetos de terraplenagem

Acreditamos que a precisão e qualidade são essenciais para garantir resultados excepcionais em cada empreendimento.  Nossos projetos de terraplenagem são cuidadosamente planejados para otimizar os recursos e minimizar os impactos ambientais. Realizamos o projeto de Terraplenagem com cálculo de corte e aterro, movimentação de terra e apresentação de secções. Além disso, oferecemos soluções personalizadas, que…

Elaboração de laudos para retificações junto a cartórios

🔍📜 Você sabia que a elaboração de laudos para retificações junto a cartórios é um serviço essencial para garantir a legalidade e precisão dos registros imobiliários?  A CONIN possui expertise nesse segmento e está pronta para auxiliar você nesse processo tão importante.  Com uma equipe altamente qualificada e tecnologia de ponta, oferecemos laudos completos e…